- PARINTINS (AM) – A Ilha da Magia já respira o Carnaval.
- A Prefeitura de Parintins iniciou, nesta segunda-feira (19), a montagem da estrutura oficial do Carnailha 2026, um dos maiores eventos carnavalescos do Baixo Amazonas.
- O Circuito Carnailha está sendo preparado para oferecer segurança e conforto aos foliões entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
PARINTINS (AM) – A Ilha da Magia já respira o Carnaval. A Prefeitura de Parintins iniciou, nesta segunda-feira (19), a montagem da estrutura oficial do Carnailha 2026, um dos maiores eventos carnavalescos do Baixo Amazonas. O Circuito Carnailha está sendo preparado para oferecer segurança e conforto aos foliões entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
A grande novidade deste ano, anunciada pela gestão do prefeito Mateus Assayag, é a expansão da área de camarotes. Serão 50 unidades instaladas ao lado das arquibancadas, superando os 40 montados na edição anterior.
Estrutura e Empregos
De acordo com Kill Serrão, membro da Comissão Organizadora, o circuito terá cerca de 200 metros de avenida, com foco em uma logística que facilite o fluxo de público. Atualmente, 20 operários trabalham na primeira fase da montagem, mas o contingente deve chegar a 50 profissionais no pico das atividades, envolvendo som, iluminação e engenharia.
“Iniciamos a montagem seguindo a orientação do prefeito Mateus Assayag. Teremos uma grande novidade este ano com a implantação desses novos camarotes, garantindo mais opções para quem quer acompanhar os desfiles com uma vista privilegiada”, destacou Serrão.
Expectativa de Público
A organização estima que a estrutura suporte confortavelmente:
- 2.500 pessoas nas arquibancadas;
- 750 pessoas nos camarotes privativos;
- Milhares de foliões na “pipoca” ao longo da avenida.
Calendário da Folia
A montagem deve ser finalizada até o dia 10 de fevereiro, para os testes de segurança. Confira as datas:
- 15 de fevereiro: Desfile dos Blocos Irreverentes;
- 16 de fevereiro: Blocos da Chave Especial;
- 17 de fevereiro: Tradicional Carnaboi, unindo o ritmo do Carnaval à toada parintinense.
O Carnailha 2026 não é apenas uma festa, mas um motor para a economia local, atraindo turistas e gerando renda para os comerciantes da Ilha.



