O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou o Projeto Captura, iniciativa que institui a Lista dos Procurados do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), reunindo os nomes dos criminosos foragidos considerados mais perigosos e estratégicos para o combate às organizações criminosas no Brasil.
A medida foi oficializada pela Portaria nº 570, de 21 de dezembro de 2023, e prevê a divulgação, em âmbito nacional, de uma lista com 216 criminosos, indicados pelos estados e pelo Distrito Federal. Cada unidade da federação pode apontar até oito foragidos, selecionados a partir de uma matriz de risco definida pelo MJSP, que leva em consideração principalmente o grau de periculosidade e o impacto da prisão no enfraquecimento do crime organizado.
Segundo o Ministério da Justiça, o Projeto Captura representa um esforço integrado entre os governos federal e estaduais, com o objetivo de ampliar a cooperação policial, dar maior transparência às ações de segurança pública e acelerar a localização e prisão de lideranças criminosas.
Desde o lançamento da lista, alguns alvos já foram capturados. Entre eles está Givaldo França, conhecido como “Quinzinho”, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho em Alagoas. Ele foi preso no estado do Paraná, quando tentava fugir para o Paraguai.
Outro foragido capturado foi Sonny Clay Dutra, considerado um dos maiores traficantes de drogas de Minas Gerais. Ele foi preso em um prostíbulo em Divinópolis (MG). Sonny Clay já havia sido detido em 2019, mas estava em liberdade. Na nova prisão, foi encontrado com uma pistola e uma motocicleta BMW. Mesmo constando na lista nacional de mais procurados, levava uma vida pública e de alto padrão.
Também foi preso José Reginaldo, conhecido como “Nego Regi”, apontado como liderança de uma facção criminosa com atuação nos municípios de Ribeirão e Gameleira, em Pernambuco. Ele foi localizado e capturado na cidade de Quipapá, na divisa com o estado de Alagoas.
O MJSP reforça que qualquer cidadão pode colaborar com o Projeto Captura. Informações sobre a localização de criminosos listados podem ser repassadas de forma totalmente anônima, com garantia de sigilo absoluto da identidade do denunciante. A orientação é informar que o foragido consta na Lista de Procurados divulgada pelo Ministério da Justiça.
O funcionamento da plataforma é baseado em critérios técnicos, como:
Envolvimento em crimes graves ou hediondos;
Participação em organizações criminosas;
Existência de mandados de prisão em aberto.
O Ministério esclarece ainda que os criminosos são listados conforme o estado de origem do mandado de prisão, mas podem estar escondidos em qualquer região do país. A lista divulgada contempla apenas os oito alvos considerados mais estratégicos por estado. Para consultas mais amplas, a população pode acessar o Banco Nacional de Mandados de Prisão.
