A Casa Branca divulgou, na noite deste sábado (3), um vídeo que mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sendo escoltado por agentes de segurança em uma unidade ligada à agência antidrogas dos Estados Unidos, em Nova York. As imagens foram publicadas em um perfil oficial do governo norte-americano na rede X.



No registro, Maduro aparece algemado, caminhando entre policiais americanos. Em inglês, ele cumprimenta os agentes com “boa noite” e “feliz ano-novo” ao chegar ao local onde permanecerá detido enquanto aguarda os próximos passos do processo judicial nos Estados Unidos.
O presidente venezuelano foi capturado na madrugada deste sábado durante uma operação militar conduzida pelas Forças Armadas dos EUA em Caracas. A ação envolveu o uso de aeronaves e navios de guerra, além de bombardeios em pontos estratégicos da capital venezuelana, segundo informações divulgadas por Washington.
A captura de Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores, foi autorizada pelo presidente Donald Trump, que justificou a ofensiva como parte do combate ao narcotráfico internacional. O governo americano afirma que o líder chavista responde a acusações relacionadas a narcoterrorismo e crimes ligados ao tráfico de drogas.
Após a operação, Trump declarou que os Estados Unidos irão administrar temporariamente a Venezuela até que ocorra uma transição política considerada “segura e adequada” por Washington. O presidente americano também afirmou que o governo dos EUA terá influência direta sobre o setor petrolífero venezuelano, em meio ao interesse estratégico nas maiores reservas de petróleo do mundo, atualmente exploradas com apoio de países como China e Rússia.
O vídeo divulgado intensificou a repercussão internacional da prisão de Maduro e gerou reações de governos e lideranças políticas na América Latina e em outras regiões do mundo, em meio ao agravamento da crise diplomática envolvendo a Venezuela.
VEJA O VÍDEO:
🇺🇸🇻🇪 | URGENTE: Maduro llevado a la oficina de la DEA en Nueva York: pic.twitter.com/9icI84CNX5
— Alerta Mundial (@AlertaMundoNews) January 4, 2026
