O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, defendeu que o Judiciário tem papel fundamental na proteção da democracia e na aproximação do Estado com a população, especialmente no interior. A declaração foi feita durante a solenidade de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, realizada nesta sexta-feira (28/11) pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Tadeu foi homenageado pela Corte com a comenda na categoria mais alta, Grande Mérito, por indicação da desembargadora Onilza Abreu Gerth. Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou que a estabilidade democrática depende de uma Justiça independente e respeitada para assegurar direitos.
“Tenho sensibilidade profunda pelas causas do Judiciário porque sei que nenhuma democracia sobrevive sem uma Justiça forte, independente e respeitada. Não existe progresso sem ordem jurídica, aquela que protege direitos, corrige abusos e impede que o mal se enraíze na sociedade”, ressaltou Tadeu, sob aplausos.
Ainda durante o discurso, o vice-governador enfatizou a importância da atuação do sistema de justiça nos municípios do interior. Na avaliação dele, a atuação conjunta de juízes, promotores, defensores públicos e delegados simboliza a presença concreta do Estado brasileiro diante das dimensões continentais do Amazonas.
“Arrisco dizer que essa presença, em muitos casos, vale mais do que a própria estrutura governamental, porque ela desperta nas pessoas o sentimento básico de pertencimento e igualdade. Elas se sentem vistas e iguais aos demais brasileiros. Tenham a certeza de que onde a Justiça está presente, o medo e a incerteza recuam”, reforçou Tadeu.
Dever de servir
Servidor público de carreira, Tadeu de Souza afirmou que a condecoração não representa apenas um reconhecimento individual, mas um chamado ao compromisso contínuo com a missão de servir ao público. O vice-governador ressaltou, ainda, a importância do diálogo permanente entre os poderes para a construção de políticas públicas mais eficazes.
“Que esta honraria nos inspire a continuar servindo. Que ela nos ilumine, mas jamais nos afaste da essência do serviço público. O diálogo, a cooperação e a construção de soluções entre nós são fundamentais para fortalecer as políticas públicas, ampliar direitos e encurtar distâncias entre as instituições e quem mais precisa desse trabalho conjunto para viver com dignidade: o povo”, afirmou.
Tadeu de Souza recebeu a comenda na categoria Grande Mérito, ao lado de outras 13 personalidades, dentre elas: o governador do Acre, Gladson Cameli; o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos; a subprocuradora-geral da República, Ana Borges Coelho Santos; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; e o deputado estadual João Luiz.
Ao todo, 67 pessoas foram homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário 2025, concedida em três graus: “Grande Mérito”, “Mérito Especial” e “Mérito”. Instituída em 1982, a comenda é a mais elevada distinção honorífica da Justiça amazonense.
