ELEIÇÕES 2026

Omar Aziz lidera todos os cenários da nova pesquisa para governador do Amazonas

Senador também é o que apresenta a menor rejeição entre os pré-candidatos ao Governo do Amazonas

Compartilhe!
Omar Aziz lidera todos os cenários da nova pesquisa para governador do Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A pesquisa Ipen divulgada nesta sexta-feira (28) confirma o senador Omar Aziz como o nome mais forte na disputa pelo Governo do Amazonas em 2026. O levantamento, realizado entre 14 e 24 de novembro com 1.504 entrevistas presenciais, mostra Omar liderando todos os cenários estimulados e espontâneos, além de registrar a menor rejeição entre os principais nomes avaliados. 

Na pergunta espontânea — quando o eleitor cita um nome sem receber opções — Omar aparece com 8,4%, sendo o mais lembrado. Em seguida vêm Maria do Carmo (3,5%) e David Almeida (1,9%).  

Nos cenários estimulados, a vantagem de Omar é ainda mais expressiva: no Cenário 1 – Omar tem 31,6% e, nos votos válidos, chega a 42,65%. No Cenário 2, Omar mantém a dianteira com 33,8%, e, nos votos válidos, chega a 43,61%. No Cenário 3, Omar dispara para 45,2%, mais que o dobro da segunda colocada (23%). Em votos válidos, alcança expressivos 60,88%. 

O resultado também demonstra que Omar Aziz é o único pré-candidato competitivo em todas as regiões do estado. Ele aparece à frente simultaneamente em Manaus e no interior, nos três cenários. Em alguns recortes, chega a ultrapassar 40% no interior, ampliando significativamente sua vantagem. 

Menor índice de rejeição

Além de liderar a intenção de voto, Omar Aziz é o nome que apresenta a menor rejeição entre os principais concorrentes, fator decisivo em disputas majoritárias.

Nos três cenários de rejeição apresentados pelo Ipen, Omar aparece sempre com percentuais menores que os demais candidatos — enquanto David Almeida e Maria do Carmo atingem índices superiores, Omar se mantém consistentemente abaixo, o que impulsiona ainda mais seu potencial eleitoral. 

A pesquisa do Instituto Ipen foi registrada no CONFE (7ª Região), utilizou amostragem distribuída entre capital e interior, e apresenta margem de erro de 2,52%. A confiabilidade é de 95%.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.