Um repertório exclusivo com arranjos mais sofisticados está enchendo de beleza, sonoridade e magia uma das épocas mais festivas do ano, o Natal e Ano Novo de 2025. O flautista Carlos Alexandre de Oliveira estreia um novo cardápio musical natalino em suas apresentações, trabalhando com vários músicos para trazer a Manaus composições com mais jazz, bossa nova e versões mais contemporâneas das clássicas composições de Natal.
“Já trabalhei com vários músicos para criar versões diferenciadas. Cada um trouxe um estilo único: jazz, bossa nova, bossa lounge, com arranjos diferenciados e mais sofisticados. Não queria fazer como todo mundo, que pega as versões tradicionais do YouTube e reproduz. Busco sempre apresentar algo exclusivo e agradável, principalmente considerando os locais onde me apresento”, explicou o artista.
Arranjos inéditos
Este ano, Alexandre tem produção musical assinada por parceiros como o pianista, produtor e arranjador Dudu Oliveira; o produtor Max Ckley; o arranjador e guitarrista do boi bumbá Caprichoso, Neto Armstrong; o pianista e produtor Alexandre Pedraça; Norberto Vogel, bandoneonista-pianista e arranjador musical de Buenos Aires; e Guto Jr, produtor e arranjador.
Carlos Alexandre é um músico que não apenas domina um instrumento: ele transforma a flauta em extensão da própria alma. Cada nota nasce carregada de sentimento, conduzindo o público a um estado raro de sensibilidade, beleza e arrebatamento. Com ele, a música não é executada. É vivida.
Radicado em Manaus desde 2005, o artista se firmou como uma das vozes instrumentais mais marcantes de Manaus. Seu estilo combina a pureza da flauta com arranjos contemporâneos que surpreendem em sofisticação. Seu repertório, pensado com precisão cirúrgica, passeia por clássicos e tradição; temas pop e românticos que conquistam pela leveza e emoção; e canções contemporâneas que revelam versatilidade e ousadia artística.
Com o equipamento atual e os arranjos modernos, é como se eu tivesse uma banda com ele. Natural de Serra Branca, na Paraíba, cada música recebe arranjos exclusivos, criados junto a produtores renomados de várias regiões do Brasil e do exterior. É um trabalho de pré-produção intenso, que resulta em timbres refinados, identidade sonora própria e um padrão artístico que se destaca em qualquer palco.
Tecnologia
Inovador nato, Carlos Alexandre é o primeiro flautista de Manaus a incorporar em suas apresentações o poderoso sistema Bose S1 Pro+ — um dos equipamentos de áudio portátil mais respeitados do mundo. Leve, elegante e movido a bateria, o Bose S1 Pro+ permite que Carlos toque onde quiser, de uma praia deserta a um salão de festa, a um jardim ao pôr do sol amazônico. O resultado é sempre o mesmo: um som cristalino, tridimensional e absurdamente envolvente.
De diferencial por onde se apresenta, com um repertório especial e buscando sempre personalização e exclusividade, o flautista monta apresentações únicas e temáticas, ao gosto do ciente. Não é difícil vê-lo com a flauta nos supermercados da rede Pátio, em fábrica do Distrito Industrial, em cantinas italianas, e com repertório temático. No Dia das Crianças, temas de filmes, trilhas sonoras de desenhos e de séries infantis são destaque. O mesmo acontece nas temporadas de forró, festas juninas, Dia dos Namorados e até mesmo nos pedidos de clientes, indo da música popular ao pop.
“Busco sempre renovar o repertório e conto com arranjos feitos sob encomenda. A sonoridade e o resultado posso observar no rosto das pessoas, ouvindo música de qualidade, para aquecer a alma”, explica o artista.
Carlos Alexandre já rodou parte do Brasil com várias apresentações nacionais, incluindo uma turnê do Sonora Brasil, colaborando para o enriquecimento cultural da população. Ele integrava a banda Manauense e o repertório incluía antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba carioca.
Perfil
Carlos Alexandre de Oliveira ainda é chef de cozinha e tubista, tendo chegado ao Amazonas para integrar a banda de música do Exército Brasileiro. Inicialmente foi para São Gabriel da Cachoeira e, em 2008, foi transferido para a banda do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Graduado em gastronomia, especialista na área de docência do ensino superior em gastronomia, ministra cursos e consultoria na área, tendo inclusive atuado como administrador e chef executivo da “Taberna 88”. Iniciou a carreira musical em sua cidade de origem ainda quando criança.
É membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA), da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) e da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes (AMCLA) da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB).


