Manaus (AM) – O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou o envio de agentes da Força Nacional para o Amazonas. A medida foi anunciada na noite desta quinta-feira (5) no perfil de Dino no Twitter.
Autorizei o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações nos Estados do Amazonas (Operação Arpão) e Rio Grande do Sul (Terra Indígena Guarita).
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 5, 2023Continua depois da publicidade
Os agentes irão atuar no combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na Operação Arpão.
A base de segurança fica atracada no Rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, uma das principais rotas de escoamento de drogas, produzidos em países vizinhos, principalmente na Colômbia e no Peru.
Dino também prorrogou a atuação da Foça Nacional no Rio Grande do Sul.
Os agentes irão atuar na Terra Indígena Guarita em “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
O local registra conflitos em razão da disputa pela liderança da comunidade.
Arpão
A Base Arpão é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), atuando na calha do Rio Solimões, desde agosto de 2020, e integrando as ações de combate à criminalidade no interior do Estado.
Conforme dados do Governo do Amazonas, de janeiro a dezembro de 2022, os agentes da Base Arpão apreenderam 3,5 toneladas de entorpecentes, 21 toneladas de pescado ilegal, 13 embarcações, 24 armas de fogo e 1,7 mil munições, além de efetuar a prisão em flagrante de 106 pessoas pela prática de ilícitos.