A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) interditou, na sexta-feira (10/10), um estabelecimento localizado na rua dos Barés, no Centro da capital, que comercializava açaí em condições precárias de higiene.
Durante a ação, os fiscais constataram equipamentos enferrujados e ambiente sujo, além do uso irregular de corantes artificiais para alterar a cor do produto. O local foi imediatamente interditado e os materiais utilizados na produção, apreendidos.
Segundo a fiscal de saúde Cristiane Ruwer, o cenário encontrado era totalmente inadequado para o preparo de alimentos.

“Encontramos um ambiente sem condições mínimas de higiene e sem estrutura para a produção de qualquer tipo de alimento. Essa prática representa um grave risco à saúde dos consumidores”, afirmou a servidora.
A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Guarda Municipal e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
O diretor da Semacc, Jorge Pimentel, alertou para o perigo do consumo de produtos comercializados em locais clandestinos.
“O açaí vendido nesse estabelecimento era uma ameaça à saúde pública, podendo causar contaminações e sérias complicações. A população deve sempre buscar locais regularizados e com alvará sanitário”, ressaltou.
A Prefeitura de Manaus reforça que denúncias sobre comércio irregular de alimentos podem ser feitas pelo Disque Saúde (0800 280 8 280) ou pelos canais oficiais da Visa Manaus.