Últimas Notícias
Últimas Notícias

A partir do dia 23 de junho, os terminais e estações de ônibus de Manaus passarão a operar exclusivamente com pagamento digital, segundo o anúncio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A medida integra um esforço de modernização do transporte público e atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

Com a mudança, não será mais aceito dinheiro nas catracas dos terminais. O acesso se dará apenas por Cartão PassaFácil, QR Code gerado pelo aplicativo Cadê Meu Ônibus Recarga ou cartões bancários por aproximação (EMV) — estes últimos aceitos somente nas entradas dos terminais.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

“Essa mudança não é apenas tecnológica, mas principalmente estratégica para a segurança. A retirada do numerário reduz drasticamente os assaltos e dá mais tranquilidade a motoristas e passageiros”, afirmou o Sinetram em nota.

14 linhas passam a operar 100% sem dinheiro

Além dos terminais, 14 linhas de ônibus também deixarão de aceitar pagamento em espécie a partir do dia 23. São elas: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407. A seleção dessas linhas foi feita com base em estudos que indicaram baixo uso de dinheiro por seus usuários, facilitando a transição.

Atendimento ampliado para o Cartão PassaFácil

Para facilitar o acesso dos usuários ao novo modelo, o atendimento para emissão do Cartão PassaFácil – modalidade Comum – foi ampliado, e agora pode ser feito sem agendamento. Os postos disponíveis são:

  • Sede do Sinetram (Av. Constantino Nery)
  • Shopping Phelippe Daou
  • Terminal 7 (7h às 16h45)
  • Todos os terminais de integração (7h às 19h, de segunda a sexta)

É necessário apresentar RG e CPF. A segunda via tem uma taxa de R$ 20,00. O cartão também pode ser solicitado de forma online, pelo Telegram, com a assistente virtual Sindy (@sindy_sinetram_bot), com opção de entrega em casa ou retirada no terminal.

Recarga facilitada, inclusive com dinheiro

Mesmo com o fim do uso de dinheiro nos coletivos, os passageiros poderão usar dinheiro em espécie nos terminais de autoatendimento (ATMs) para recarregar os cartões. Os terminais também aceitam débito, crédito e Pix.

Cartões pré-pagos também serão disponibilizados em estações de transferência e pontos estratégicos, com recarga imediata e sem necessidade de cadastro.

Mais segurança e integração inteligente

A digitalização também é uma estratégia para reforçar a segurança do sistema. Capitais como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte registraram redução nos assaltos após medidas similares. Em Manaus, a retirada do dinheiro dos veículos e estações reforçará o controle de acesso e permitirá o uso de dados e imagens pelas autoridades para coibir crimes e identificar foragidos.

O Cartão PassaFácil mantém o benefício da integração temporal, que permite ao passageiro utilizar duas linhas em sequência sem pagar nova tarifa, dentro do tempo regulamentado.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!