Corinthians x Vasco — Placar Final | Portal Remador
Partida encerrada
Corinthians Corinthians
Vasco Vasco
Corinthians 2 x 1 Vasco
Corinthians campeão da Copa do Brasil 2025
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
🎁 Na Sahar Perfumaria você 15% OFF no cupom NATAL15 - Validade até 31/12 Veja os perfumes
Conteúdo patrocinado - Anuncie você também
Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Ticker Lateral – Portal Remador
Giro Brasil

Eduardo Paes é o novo presidente da FNP e destaca segurança pública como um dos pilares da sua gestão

Compartilhe!
Eduardo Paes é o novo presidente da FNP e destaca segurança pública como um dos pilares da sua gestão
Eduardo Paes toma posse como presidente da FNP. Evento contou com presença do vice-presidente Geraldo Alckimin. Foto por Zeca Ribeiro.
Compartilhe!

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, é o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, a FNP, para o biênio 2025/2027. A eleição com chapa única e posse ocorreram na tarde desta segunda-feira, 7/04, durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin. Segurança pública e a reforma tributária foram os principais temas do evento. “Temos que estar inseridos no debate da PEC da Segurança Pública, naquilo no que diz respeito ao financiamento e à integração, com os demais líderes de governo. Tenho certeza que a gente pode ajudar o debate no Brasil e, óbvio, existem ações efetivas no âmbito municipal que podem ser feitas”, afirmou Eduardo Paes.

O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu a aprovação da PEC 66/2023, que estabelece limites para o pagamento de precatórios e prevê um novo prazo para parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios, e está em tramitação no Congresso Nacional. “Sei que é um pleito das cidades. Trará uma segurança, uma tranquilidade para a boa gestão”, afirmou o vice-presidente. Alckmin também abordou a segurança pública. “No mundo inteiro, segurança é ação no território. Quanto mais a gente fortalecer o governo local, mais perto dos olhos do cidadão, ganha o conjunto da sociedade. O século 21 é das cidades. Desejo a todos um bom trabalho”, completou ele, anunciando que a tabela do SUS de valores pagos a prefeituras será reajustada anualmente ao menos pela inflação do ano anterior, nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, também participaram do primeiro dia da 87ª Reunião Geral.

A nova diretoria executiva será composta pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na 1ª vice-presidência nacional, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na 2ª vice-presidência nacional, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, na 3ª vice-presidência nacional e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, na 4ª vice- presidência nacional. Eduardo Paes substituirá Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju, que recebeu uma placa em homenagem a sua gestão no final do discurso de despedida.

A eleição e posse aconteceram durante o primeiro dia da 87ª Reunião Geral da FNP, no Unique Palace, com a presença de mais de 80 prefeitas e prefeitos de todos os estados da Federação. Logo após o anúncio, o novo presidente da FNP falou sobre seu compromisso em liderar a entidade que representa mais de 415 cidades onde vivem 61% da população brasileira e são responsáveis pela produção de 74% do Produto Interno Bruto (PIB). E criticou pontos da reforma tributária.”Nós temos um conjunto de desafios muito grande, que tem a ver com esse Brasil que a gente está vendo do ponto de vista institucional. A reforma tributária foi uma ruptura profunda com o modelo da Constituição de 88, com a retirada da autonomia tributária e a autonomia que os municípios tinham no setor de serviços. Acho que o Brasil andou profundamente para trás “, avaliou Paes.

O novo presidente da FNP, no entanto, demonstrou otimismo e reforçou a necessidade da manutenção da união. “O que nos permite ter esperança é que os atores políticos aqui (FNP) são muito fortes, com representatividade e muita diversidade. Se tivermos o mínimo de capacidade de liderança e de nos unirmos, tenho certeza que todas essas dificuldades poderão ser endereçadas, superadas, minimizando os impactos para os municípios brasileiros”, concluiu Eduardo Paes.

Municípios devem ser protagonistas e precisam ser ouvidos

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos irá priorizar três pilares durante a nova gestão. Temas como segurança pública, mobilidade e mudanças climáticas ganharão destaque nos debates durante a presidência de Eduardo Paes.

No painel ‘O papel dos municípios na segurança pública’, Paes abordou a decisão recente do STF que oficializa a necessidade de os municípios endereçarem o tema no âmbito do julgamento sobre a ADPF das Favelas, que ocorreu na semana passada. “Mesmo com a redução de receita após a reforma tributária, nós temos mais uma obrigação”, destaca ele. “Nós temos a oportunidade de introduzir o modelo que pode dar certo num país onde, em raríssimas exceções, o tema está bem endereçado. Os prefeitos têm diante de si a oportunidade de entrar nesse tema de maneira adequada, se adaptando à realidade de cada lugar”, avaliou Eduardo Paes.

O novo presidente da FNP, no entanto, faz um alerta: “Terça-feira vai ter uma reunião na casa do presidente da Câmara dos Deputados (Hugo Motta) com os líderes partidários e o ministro Lewandowski (Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça) para discutir a PEC da Segurança Pública e mais uma vez os municípios e os prefeitos estão excluídos desse debate”.

No encontro também foram debatidos temas importantes para a vida dos municípios, tais como o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS; precatórios, isenção do IR e dívida previdenciária como riscos fiscais para as cidades.

Integram também a diretoria executiva da FNP a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, na Secretaria Geral; o prefeito de Recife, João Campos, como vice-presidente de Relações Institucionais; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, na vice-presidência de Relações Internacionais; e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, como vice-presidente de Relações com o Congresso.

A 87ª Reunião Geral da FNP é patrocinada por: Aprende Brasil Educação, Fundação Dom Cabral, Tecno IT, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa e Governo Federal.

SOBRE A FNP

A FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Fundada em 1989, a Frente reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Com tendência crescente, são 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do Produto Interno Bruto (PIB) – dados de 2021 – do país.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Mais lidas do Remador
Havaianas gera polêmica com campanha de Ano Novo e provoca boicote da direita
Giro Brasil

Havaianas gera polêmica com campanha de Ano Novo e provoca boicote da direita

Propaganda sugere começar o ano “com o pé esquerdo”, e políticos bolsonaristas...

Giro Brasil

PF e CGU cumprem mandados em nova fase de operação que investiga fraudes bilionárias no INSS

Senador Weverton Rocha é alvo de busca e apreensão em investigação que...

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial
Giro Brasil

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial

Na abertura do encontro com ministros, presidente apresentou balanço de quase três...

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal
Giro Brasil

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal

Sociedade de Televisão Manauara recebeu autorizações para ampliar seus sinais em Urucurituba,...

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos
Giro Brasil

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos

Presidente aponta redução das desigualdades, ampliação do acesso à saúde, aprovação da...

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática
Giro Brasil

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática

Decisão do governo dos EUA encerra restrições financeiras e territoriais impostas ao...