Últimas Notícias
Últimas Notícias

Manaus – Médicos que prestam serviços de ortopedia e cirurgia no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, usaram as redes sociais nesta segunda-feira (16/12) para denunciar a redução de leitos no hospital. Segundo os profissionais, a mudança na gestão do estabelecimento, agora administrado pela Organização Social Agir, pode diminuir em até um terço a oferta de vagas.

A médica ortopedista Carol Antony Houagen do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam), afirmou que a saúde do estado “regrediu muitos passos”. Em áudios e textos divulgados nas redes sociais, ela alertou que o hospital poderá reduzir drasticamente o número de pacientes atendidos. “Atualmente, 110 pessoas aguardam cirurgias ortopédicas, mas, com a redução de leitos, apenas 36 poderão ser atendidas”, disse Carol.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Alerta à população

Os médicos recomendam que a população evite recorrer ao hospital durante as festas de fim de ano devido à possível sobrecarga no atendimento e à limitação de leitos. A situação preocupa especialmente em um período em que a demanda costuma aumentar por conta de acidentes e emergências típicos das festas.

“Estamos avisando a população para que procure outras alternativas de atendimento, pois a situação no hospital está complicada”, disse um dos profissionais que preferiu não se identificar.

Governo nega problemas

Em resposta às denúncias, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou, em nota emcaminhada ao Portal Remador, que o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto está funcionando normalmente. Segundo a secretaria, não há qualquer problema na oferta de leitos ou atendimento à população.

A SES-AM afirmou ainda que o hospital ganhou 50 novos leitos recentemente e que a mudança na gestão, com a criação do Complexo Hospitalar Sul (formado pelo 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu), busca ampliar e dar mais eficiência aos atendimentos.

Atendimentos garantidos

O Remador perguntou sobre as altas dadas na denúncia, mas de acordo com a SES-AM, as altas médicas concedidas seguem os protocolos de urgência e emergência, ocorrendo apenas para pacientes com quadro clínico estável. A secretaria também destacou que tanto o Hospital 28 de Agosto quanto o Instituto Dona Lindu continuam atendendo as mesmas especialidades, 24 horas por dia, garantindo cobertura completa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!