A Câmara Municipal de Manaus (CMM) teve que cancelar a sessão plenária prevista para esta quarta-feira (13) devido à ausência de 31 dos 41 vereadores. Apenas 10 parlamentares compareceram ao plenário, o que impediu a realização dos trabalhos, conforme as regras do Regimento Interno da Casa Legislativa.
O vereador Rodrigo Guedes (PP) se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais, criticando a situação. Ele chamou a atenção para a falta de compromisso de alguns vereadores, especialmente em um momento em que o Brasil discute a questão da escala de trabalho para os cidadãos comuns. Guedes publicou uma foto do plenário vazio e lamentou a ausência de muitos de seus colegas.
A sessão foi iniciada e transmitida ao vivo pelo canal oficial da CMM no YouTube, mas durou apenas três minutos e não mostrou imagens do plenário. Segundo o Regimento Interno, para que a sessão aconteça, é necessário que pelo menos um terço dos vereadores estejam presentes até as 9h30. Com a falta do quorum mínimo de 14 vereadores, a reunião foi cancelada e as pautas agendadas para o dia foram adiadas.
Os vereadores ausentes têm até 48 horas para justificar a ausência, conforme o artigo 116 do Regimento Interno da CMM.
Este episódio ocorre no dia seguinte à aprovação de um regime de urgência para um projeto que beneficia ex-parlamentares, permitindo que eles continuem a ter acesso ao plano de saúde dos vereadores durante o mandato.