terça-feira, 26 de novembro de 2024 | 09:29:17

 A Urca Trading, comercializadora de energia do Grupo Urca Energia, venceu um leilão da Marinha do Brasil para a migração do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, para o mercado livre de energia (MLE). A parceria é conduzida pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), ligada ao Ministério da Defesa, que atua na gestão de programas estratégicos da Marinha e da indústria naval. A celebração do contrato de migração para o MLE aconteceu hoje em cerimônia da Marinha, na Ilha das Cobras, região central do Rio.

A unidade em Belém será a primeira da Marinha na Amazônia a migrar para o MLE e consumir energia renovável. A migração ocorre em meio aos preparativos da capital paraense para sediar, no próximo ano, uma das conferências mais importantes do mundo sobre meio ambiente, a COP30.

período do contrato entre a Urca Trading e a Marinha será de novembro deste ano até setembro de 2029 para um volume de 9.728,93 MWh. A estimativa é que a força naval economizará 42% em energia ao longo dos cinco anos de contrato.

“A abertura do mercado de energia é uma grande transformação para a economia do Brasil, comparável à que ocorreu na telefonia, e está associada, no caso da Urca, ao fornecimento de energia renovável para clientes comprometidos com as metas de descarbonização do planeta. Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos juntos com a Marinha e a Emgepron, num contrato cheio de simbolismo, um projeto inédito na Amazônia, e em Belém, às vésperas da COP30“, afirma Dante Beneveni, CEO da Urca Trading.

No âmbito do Programa Energia Naval, a Emgepron viabiliza os projetos de transição energética nas unidades militares. O objetivo é reduzir custos com energia elétrica, implantar novas tecnologias voltadas para a eficiência energética, aumentar a utilização de energias renováveis e diminuir a participação de combustíveis fósseis na composição das matrizes energéticas empregadas.

O Grupo Urca Energia é uma holding de soluções de energia renovável e tem entre suas empresas a Gás Verde, Eva Energia, Urca Gás e a comercializadora de energia, Urca Trading.