terça-feira, 26 de novembro de 2024 | 22:36:14

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º), em todo o país, a operação “Segurança Legal VI”, com o objetivo de realizar o combate a empresas clandestinas de segurança privada. No Amazonas foram fiscalizadas 05 (cinco) empresas clandestinas, sendo 01 dessas, dentro de um shopping center de bastante movimentação.

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes

Em nota divulgada à imprensa, a Superintendência da PF no Amazonas não diz quais empresas foram fiscalizadas, diz apenas que “em todas as localidades foram lavrados, Termos Circunstanciados de Ocorrência devido a recalcitrância (insistência) na execução da atividade ilegal”.