quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | 03:33:28

Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, trouxe à tona uma descoberta alarmante: adolescentes que fazem uso de cigarros eletrônicos estão sendo expostos a metais pesados, como chumbo e urânio. Testes revelaram a presença dessas substâncias na urina de jovens com idades entre 13 e 17 anos que são usuários de vapes.

De acordo com os resultados, os adolescentes que usam vapes com regularidade apresentaram concentrações mais elevadas de chumbo e urânio em suas urinas. Comparados aos jovens que não usam cigarros eletrônicos com frequência, aqueles que fazem uso frequente desses dispositivos têm 30% mais chumbo e o dobro de urânio detectado em seus exames de urina.

Os pesquisadores ressaltam que essa exposição a metais pesados pode representar um risco significativo para o desenvolvimento cerebral e dos órgãos durante a adolescência.

O estudo, publicado na renomada revista científica BMJ, baseou-se em testes de urina realizados em 200 adolescentes norte-americanos usuários de vapes. Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que usam ocasionalmente, intermitentemente e com frequência. Tanto os usuários intermitentes quanto os usuários frequentes apresentaram níveis mais elevados de chumbo na urina em comparação com os usuários ocasionais. Além disso, os usuários frequentes também apresentaram níveis mais elevados de urânio na urina, especialmente quando os vapes possuíam sabores adocicados.

Essa descoberta se soma a um conjunto crescente de evidências científicas que apontam os riscos à saúde associados ao uso de cigarros eletrônicos. Além da exposição a metais pesados, o consumo desses produtos também tem sido associado a problemas cardíacos e outros efeitos adversos.

No Brasil, o uso de cigarros eletrônicos é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo diretrizes internacionais contrárias a esses dispositivos, como as da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Anvisa mantém a proibição da fabricação, venda, importação e propaganda de vapes, assim como o transporte e armazenamento desses dispositivos.