Manaus (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (Podemos), apresentou na última sexta-feira, 05/01, um requerimento solicitando a instauração da CPI da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A proposta surge em meio ao anúncio do prefeito David Almeida sobre a não realização do pagamento do abono do Fundeb em 2023, levando Guedes a ser procurado por profissionais da educação que demandaram a investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
“O pedido da CPI esta pronto e apto para qualquer vereador de Manaus assinar. Se precisar, levo pessoalmente a qualquer vereador para que assine. Precisamos de mais 13 assinaturas para investigarmos tudo que está acontecendo na Semed! Recebemos diversas denúncias no ano passado sobre várias irregularidades que ocorrem na secretaria e precisamos apurar urgente”, destacou Guedes.
O vereador Capitão Carpê (Republicanos), foi o primeiro parlamentar a assinar a CPI, Carpê lembrou que protocolou uma ação no Ministério Público do Amazonas (MPAM), para que os mesmo pontos sejam exclarecidos.
O vereador Sassá da Construção Civil (PT), recebeu os manifestantes mas não assinou o pedido de CPI dizendo está aguardando os esclarecimentos por parte da Prefeitura de Manaus.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), afirmou que vai acatar a vontade da maioria dos parlamentares sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Sobre o pedido de CPI do Fundeb, a vontade da maioria dos representantes populares deve ser analisada com cautela. A busca por resultados positivos ou negativos requer análise minuciosa. Como vereador de Manaus, reafirmo meu compromisso com causas trabalhistas e transparência no serviço público municipal. Essa é e sempre será minha missão”, afirmou Caio André.
O presidente da Câmara, vereador Caio André (Podemos), afirmou que acatará a vontade da maioria dos parlamentares em relação à instalação da CPI, ressaltando que a Mesa Diretora já formalizou questionamentos à Prefeitura de Manaus para esclarecimentos sobre o não pagamento do Fundeb.
Professores manifestam na Câmara Municipal
Nesta segunda-feira (08), professores da rede pública municipal de ensino realizaram uma manifestação na Câmara Municipal de Manaus, solicitando a instauração da CPI para investigar a aplicação dos recursos do Fundeb.