Manaus (AM) – Neste domingo(10/12), atletas do Projeto Social Ivo Neto disputaram o “ XI Copa das Cidades de Manaus” organizado pela Federação Amazonense De Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO), realizado no Ginásio Poliesportivo Ninimberg dos Santos Guerra, zona Oeste de Manaus.
Mais de 190 atletas estavam inscritos, todos fazem parte do “Esporte na Periferia” de diversas academias de Manaus, que tem como objetivo incentivar projetos periféricos e buscar novos talentos.
“São vitórias como essas que me fazem acreditar no Esporte Comunitário, que da periferia saem grandes atletas, eles só precisam de oportunidade e de alguém que acredite que o esporte pode sim, transformar realidades.” Declara Ivo Neto.
ESPORTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O esporte é uma das principais ferramentas de inclusão social de crianças, jovens e adolescentes nas periferias do Brasil, sendo um dos principais responsáveis pelo resgate social e formação de atletas de alto rendimento.
Pensando nisso, em transformar vidas de crianças e jovens periféricos, Ivo Neto, desportista há mais de 20 anos, faixa preta 4 graus em jiu-jitsu, criou o programa Esporte na Periferia em fevereiro de 2023, que tem como objetivo dar oportunidade e visibilidade a projetos já existentes nas comunidades, bem como aos atletas por eles atendidos.Além do Jiu-jitsu, o esporte na periferia abrange outras áreas desportivas como futebol de rua, futsal, funcional com adultos e idosos e futebol americano.
Desde a criação do Projeto “Esporte na Periferia”, diversos atletas já ganharam destaque no esporte local. Em agosto, o Projeto Social Ivo Neto ficou entre as três melhores academias de Manaus na Competição BJJ CUP PRO 2023. Em outubro, a academia ficou em 1º lugar no Campeonato Amazonense de Jiu-jitsu NO-GI 2023 e agora, também em 1º lugar na XI Copa das Cidades de Manaus,
O “Esporte na Periferia” está inserido em todas as zonas da cidade de Manaus, transformando a vida de mais de 1.400 atletas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade