Manaus (AM) – A depressão, uma das doenças psiquiátricas mais prevalentes no mundo atualmente, afeta milhões de pessoas em todo o planeta. Caracterizada por uma alteração profunda no estado psíquico e orgânico global, a depressão traz consigo uma série de sintomas, como a falta de vitalidade, tristeza, pessimismo, e isolamento, que podem impactar significativamente a qualidade de vida. No entanto, existe uma aliada poderosa no tratamento e na prevenção da depressão: a atividade física.
A relação entre atividade física e saúde mental é cada vez mais evidente. O exercício regular tem a capacidade de reverter o quadro negativo do depressivo, aliviando sentimentos de tristeza, estresse, e ansiedade. Além disso, a prática de exercícios promove a liberação de endorfinas, substâncias químicas do cérebro que melhoram o humor e reduzem a sensação de dor. Ao tirar o foco dos problemas, a atividade física também auxilia na regulação emocional e na diminuição da negatividade.
A educadora física Marcela Pereira Silva, com registro profissional 007703-G/AM, enfatiza a importância da atividade física como parte integrante do tratamento da depressão. Segundo ela, “movimentar-se é uma ótima opção não apenas para prevenir a depressão, mas também para auxiliar no tratamento dessa doença tão impactante na vida das pessoas.” Além dos benefícios individuais, a interação social proporcionada por atividades em grupo, como aulas de ginástica, caminhadas, ou esportes coletivos, também pode ser uma ferramenta valiosa no combate à depressão, promovendo o apoio emocional e o senso de pertencimento.