URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Notícias Corporativas

Manaus, quarta-feira, 28 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E
Home Notícias Corporativas Terceirização reduz custos operacionais em unidades de saúde

Terceirização reduz custos operacionais em unidades de saúde

Tendência é verificada em 21 estados (77,8%) que têm ao menos um estabelecimento público gerido por terceiros
Terceirização reduz custos operacionais em unidades de saúde
Terceirização reduz custos operacionais em unidades de saúde
Compartilhe!

Terceirizar a contratação dos médicos em hospitais e clínicas tem sido opção para melhorar a gestão de serviços de saúde. A estratégia criou um novo mercado empresarial, a de intermediação de serviços na área de saúde, que já está presenta na maioria dos estados brasileiros. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , 21 unidades da federação (ou 77,8%) responderam ter ao menos um estabelecimento público gerido por terceiros. Em 2021, 891 municípios (16%) relataram ter estabelecimentos de saúde pública terceirizados.

RESUMO DO REMADOR +
  • Terceirizar a contratação dos médicos em hospitais e clínicas tem sido opção para melhorar a gestão de serviços de saúde.
  • A estratégia criou um novo mercado empresarial, a de intermediação de serviços na área de saúde, que já está presenta na maioria dos estados brasileiros.
  • Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , 21 unidades da federação (ou 77,8%) responderam ter ao menos um estabelecimento público gerido por terceiros.

Entre as empresas especializadas em serviços médicos está a MedPlus, que recentemente conquistou um contrato no Dianópolis (TO) e soma, agora, a gestão de profissionais em 57 unidades ligadas a 21 hospitais. A maioria, 19, do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados de Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Neste tipo de parceria, o Estado que contrata, fiscaliza a prestação de serviço, recebe periodicamente relatórios dos procedimentos e serviços realizados para avaliar a qualidade do tratamento oferecido. “É o mesmo sistema que julga as instituições particulares e faz com que a pontualidade, o bom atendimento e a qualificação dos profissionais sejam motivo de sucesso para o público”, explica Tiago Simões Leite, diretor médico da MedPlus. Mesmo quando a gestão é terceirizada, o serviço de saúde continua sendo responsabilidade do município.

PUBLICIDADE

Especialidades

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Só a MedPlus gerencia a contratação e a escala de trabalho de quase quatro mil profissionais: de intensivista neonatal a ortopedia, passando por pediatria, obstetrícia, clínica médica, neurologia, cardiologia, cirurgia geral, pneumologia, urologia, endocrinologia, angiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, mastologia, ultrassonografia, ginecologia, infectologia, psiquiatria, anestesiologista, bucomaxilofacial, gastroenterologia, proctologia, alergologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, hematologia, hepatologia, nefrologia, reumatologia, geriatria e intensivistas.

292116?partnerId=3863

PUBLICADO AGORA NO REMADOR! ×

Exército dá xeque-mate e instala “IME da Amazônia” em Manaus para blindar fronteiras

BRASÍLIA (DF) — Em um movimento estratégico para consolidar a…...

Escrito por:

Redação do Portal Remador

A Redação do Portal Remador é composta por um time de jornalistas e correspondentes distribuídos estrategicamente pelo Brasil e pelo mundo. Nossa equipe monitora notícias em tempo real, entregando furos de reportagem, artigos analíticos e informações exclusivas. Atuamos com rigor técnico e agilidade para garantir que o leitor receba a notícia quente, verificada e com profundidade.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE