URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Notícias Corporativas

Manaus, quarta-feira, 28 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E
Home Notícias Corporativas Decisão do TJSP acende alerta para juros abusivos em contratos de empréstimo

Decisão do TJSP acende alerta para juros abusivos em contratos de empréstimo

Em decisão recente do TJSP, banco foi condenado a modificar taxa de juros aplicados em empréstimo bancário. Decisão pode ser utilizada como jurisprudência
Compartilhe!

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisão recente, condenou instituição financeira a modificar as taxas de juros praticadas em contrato de empréstimo. A decisão traz novo alerta para quem já tem ou pretende contratar empréstimos bancários, no sentido de comparar as taxas de juros praticadas pelos bancos e a taxa média de mercado na ocasião.

RESUMO DO REMADOR +
  • O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisão recente, condenou instituição financeira a modificar as taxas de juros praticadas em contrato de empréstimo.
  • Já a taxa praticada pelo mercado na mesma época era de 18,98%, segundo apuração do Branco Central do Brasil.
  • "No contrato há o custo efetivo total que ajuda a entender qual a taxa aplicada e quanto será pago no final do empréstimo.

PUBLICIDADE

No processo em questão, a taxa praticada pelo banco era de 57,72% ao ano. Já a taxa praticada pelo mercado na mesma época era de 18,98%, segundo apuração do Branco Central do Brasil. De acordo com a decisão, o banco deverá restituir os valores cobrados a mais ou compensar a diferença no pagamento do restante do empréstimo feito pelo cliente.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Segundo o advogado Sebastião Rangel, é fundamental que quem teve ou tem algum contrato revise a taxa praticada e compare com as taxas disponíveis no site do Banco Central do Brasil na mesma época da contratação do empréstimo.. “No contrato há o custo efetivo total que ajuda a entender qual a taxa aplicada e quanto será pago no final do empréstimo. Feita esta análise, o ideal é buscar orientação e, conforme for o caso, solicitar a revisão contratual, pleiteando inclusive a aplicação do Código de Defesa do Consumidor”, explica Rangel.

Outro ponto importante é que não cabe mais recurso em relação a esta decisão do TJSP. Sendo assim, ela pode ser utilizada como jurisprudência em processos da mesma natureza.

272445?partnerId=3863

PUBLICADO AGORA NO REMADOR! ×

Exército dá xeque-mate e instala “IME da Amazônia” em Manaus para blindar fronteiras

BRASÍLIA (DF) — Em um movimento estratégico para consolidar a…...

Escrito por:

Redação do Portal Remador

A Redação do Portal Remador é composta por um time de jornalistas e correspondentes distribuídos estrategicamente pelo Brasil e pelo mundo. Nossa equipe monitora notícias em tempo real, entregando furos de reportagem, artigos analíticos e informações exclusivas. Atuamos com rigor técnico e agilidade para garantir que o leitor receba a notícia quente, verificada e com profundidade.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE