Ticker Contínuo

A última noite do 20º Festival Folclórico do Mocambo do Arari foi um verdadeiro espetáculo de cores, emoção e tradições, encerrando neste domingo, 10 de agosto, com chave de ouro mais uma edição da disputa de Touro Branco e Espalha Emoção.

O Mocambódromo ficou lotado com as duas torcidas dos bumbás, numa festa artística e cultural promovida pela Prefeitura de Parintins com apoio do Governo do Amazonas e da Associação das Tradições Culturais do Mocambo do Arari (Atracamar).

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Touro Branco

O Touro Branco, com o tema “Festança” e o subtema “Festão do Povo”, abriu a noite no Mocambódromo com uma apresentação vibrante e carregada de simbolismos. O apresentador Patrick Modesto, há mais de 19 anos no cargo, conduziu o espetáculo do bumbá. O Boi laranja e branco abriu a festa com a Figura Típica Regional “O Artesão Mocambense, homenageando os artistas locais, destacando a paixão e o talento presentes em suas criações. Em seguida, a Porta-Estandarte Aline Evellyn encantou o público ao representar “Kizomba – A Festa do Povo Negro”.

A celebração folclórica “Festa, Andanças, Luzes e Folganças” trouxe à arena o boi laranja e branco, que evoluiu ao som das tradicionais toadas interpretadas pelo Levantador de Toada Black Marialva. No momento alegórico surgiu a Sinhazinha da Fazenda, Karlen Kayra, abrilhantando ainda mais a noite.

A Lenda Amazônica “O Boto Sedutor”, um clássico do imaginário regional, ganhou vida com a Rainha do Folclore Cleane Santos, representando a moça do interior seduzida pelo encantado das águas.

O Ritual Indígena “Rito de Wiri” celebrou os povos originários, trazendo à arena a Cunhã-Poranga Tayna Souza, que representou a noiva Dessana do casamento dos povos originários. O Pajé Djalma Cardoso encerrou as apresentações com uma performance marcada por expressões faciais e dança.

A presidente do Touro Branco, Fábia Rodrigues, celebrou a conclusão de dois dias intensos de festa. “Ontem contamos a festa da floresta, com uma apresentação lindíssima, exaltando todas as suas manifestações. Hoje, o Touro Branco fecha com chave de ouro a festa do nosso povo, dos nossos artistas. É um trabalho realizado com muito amor e dedicação” disse.

Espalha Emoção

O atual campeão do Festival, o Boi Espalha Emoção, encerrou o festival com uma apresentação marcada por emoção. Com o tema “Mocambo na Amazônia” e o subtema “Mocambo: Memória e Futuro”, o boi amarelo e branco foi conduzido pelo apresentador Theo Neves, destacando a ancestralidade como guia do amanhã. No primeiro ato, a Sinhazinha da Fazenda, Brena Souza, representou “O Sol do Amanhã”, trazendo a esperança e a renovação como mensagens centrais.

A Figura Típica Regional “O Caboclo Artesão” exaltou a criatividade dos artesãos que transformam elementos naturais como palha, cipó e barro em verdadeiras obras de arte. Na alegoria, a Porta-Estandarte Karyna Correia surgiu representando a cabocla artesã, enquanto a Rainha do Folclore, Samilla Machado, surgiu em um módulo enaltecendo a força das mulheres do povo do Sol.

A Lenda Amazônica “A Maldição do Poraquê” trouxe a Cunhã-Poranga Taiana Rodrigues, representando Yara, a Senhora dos Rios. Em seguida, o “Ritual Maraká” contou com a participação do Pajé Raony Silva, trazendo um momento de cura e conexão espiritual.

Para o levantador de toadas Gean Figueira, a emoção tomou conta da apresentação. “A sensação é de dever cumprido. Fizemos um excelente trabalho com toda a equipe do Espalha Emoção. A galera abraçou o boi desde o início, e encerrar o Festival do Mocambo é sempre uma alegria imensurável. Sou muito grato”, afirmou Gean.

Reconhecimento e investimento na cultura

O prefeito Mateus Assayag, que participou dos três dias de festa, celebrou o sucesso do evento e ressaltou o papel do festival na valorização da cultura e no fomento à economia local. “Foi um evento sensacional que mostra toda a arte, a cultura e o talento do artista mocambense e parintinense. Um investimento da Prefeitura de Parintins com mais de R$ 1 milhão aplicados, que além de elevar a arte ao mais alto nível, aquece a economia e gera emprego e renda na região. Foram três dias de muita alegria, tradição e cultura”, enalteceu o prefeito Mateus.

O 20º Festival Folclórico do Mocambo chega ao fim deixando um legado de celebração à cultura, à ancestralidade e à identidade do povo mocambense.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!